Ciência da Computação

Trabalho de Conclusão
Título:Problema de Roteamento de Veículos: Estudo de Caso aplicado à Distribuição de Pacotes de Jornais em Empresa Jornalística
Aluno:Toni Bolivar Marques
Semestre:2007/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Roberto Affonso Schilling
Avaliadores:Marta Rosecler Bez, Paulo Roberto Ferreira Junior
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1, Texto final TC2
Palavras-chave:PRV, otimização combinatória, menor caminho.
Resumo:

Muitas empresas estão repensando seus processos para redução de custos. A logística de distribuição para a indústria jornalística tem um considerável percentual nos custos totais da empresa. A otimização da distribuição de produtos e pessoas é um problema que há muitos anos é estudado por pesquisadores da área de pesquisa operacional, matemáticos e cientistas da computação. Este tipo de problema é dado como um típico problema de otimização combinatória. O Problema do Caixeiro Viajante é um clássico deste, assim como o PRV (Problema de Roteamento de Veículos) onde, resumidamente, se conceitua em encontrar o menor caminho dentre N lugares de destino. A resolução deste tipo de problema está sob uma grande dependência da capacidade computacional, pois é influenciado por várias grandezas. Na literatura há muitos trabalhos e abordagens propostas e algumas destas heurísticas serão estudas e analisadas. Busca-se com este trabalho estudar os métodos existentes com o objetivo de aplicar sobre um cenário real. Para isso uma indústria jornalística será usada como estudo de caso. A referida indústria utiliza uma abordagem empírica para avaliar suas rotas, ou seja, não há nenhum estudo científico para a formação destas. Pretende-se, com isso, encontrar uma solução ótima para o problema, ou aquela que melhor atender as requisições deste segmento. Desta forma, serão analisados os resultados obtidos em comparação com a estrutura empírica existente. Com isso comprovar-se-á, a existência de algum ganho na função objetivo. O mesmo justificaria a utilização desta abordagem se houver minimização dos custos com transportes.

Link biblioteca:Não informado

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