Trabalho de Conclusão |
---|
Título: | ESTUDO DE UM SIMULADOR DE SISTEMAS MULTIAGENTES PARA ENTRETENIMENTO DIGITAL |
Aluno: | Guilherme da Costa de Souza |
Semestre: | 2010/02 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Ricardo Ferreira de Oliveira |
Avaliadores: | Fabian Viegas, Rodrigo Rafael Villarreal Goulart |
Documentos: | Anteprojeto, Texto final TC2 |
Palavras-chave: | SMA, IA, Simulador, Unity 3D, Microsoft |
Resumo: | No mundo do entretenimento digital o que mais tem chamado a atenção dos usuários são os jogos de simulação, principalmente quando dizem respeito a jogos que simulam determinadas áreas do dia-a-dia do ser humano. Estes jogos atuam como simuladores de gestão de uma cidade, de uma empresa, de um parque de diversões, de um cenário de guerra e até mesmo o cotidiano de um “homem virtual”. Nestes jogos diversas técnicas de inteligência artificial são empregadas como a de Sistemas Multiagentes (SMA) que traz maior realismo a estes jogos, principalmente nas ações feitas pelos personagens não controlados através dos jogadores, também chamados de NPCs (Non-player Characters). Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento de um simples jogo de simulação com caráter educativo em que um personagem virtual baseado em SMA aprenderá a interagir e a conviver com os objetos existentes em seu ambiente, mostrando e explicando aos jogadores detalhes de como o personagem chegou a cada aprendizado. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online