Trabalho Final de Graduação - TFG |
---|
Título: | Nova Sede Associação Vida Nova - Escola de Ensino Fundamental Inclusiva e Centro de Atendimento à Criança com Multideficiência |
Aluno: | MARÚZIA BORGES DE CASTILHOS |
Semestre: | 2021/02 |
Situação: | Concluido |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | EDUARDO REUTER SCHNECK |
Avaliadores: | ALEXANDRA STAUDT FOLLMANN BALDAUF, NILZA CRISTINA TABORDA DE JESUS COLOMBO |
Documentos: | Painel Final (liberado apenas para a banca), Painel Intermediário (liberado apenas para a banca), Pesquisa (liberado apenas para a banca) |
Palavras-chave: | Escola inclusiva. Método Montessori. Neuroarquitetura. Ludicidade. Diversidade humana. |
Resumo: | O presente trabalho tem como enfoque a proposta de implementação de uma nova sede para a Associação Vida Nova, localizada na cidade de São Leopoldo/RS, a qual trata-se de uma escola de ensino fundamental inclusiva, composta também, por um centro de atendimento as crianças com multideficiência. A pesquisa em questão parte do direito a todos à educação inclusiva, bem como, salienta a necessidade de instituições de ensino preparadas com recursos e estratégias, físicas e pedagógicas, que se adaptem às especificidades e às necessidades de cada aluno, com, ou sem deficiência, que vise ao desenvolvimento do indivíduo e valorize o convívio entre os usuários, garantindo o atendimento à diversidade humana. Possui como objetivo geral fundamentar a proposta e suas principais abordagens pedagógicas, como o Método Montessori, a neuroarquitetura e o lúdico na prática educacional, trazidas com o âmbito de aplicá-las no desenvolvimento de um projeto de uma Instituição de Ensino Inclusivo, que garanta o atendimento à diversidade humana, proporcionando ambientes de acolhimento e de pertencimento, que influenciem diretamente no desenvolvimento dos alunos, bem como na implementação de um espaço que transcenda seus limites físicos, promova uma interação direta com a comunidade, através da revitalização do espaço público e a valorização da natureza, incentivando o senso de pertencimento da comunidade local e a criação de espaços que promovam a socialização e o convívio entre a comunidade e a Instituição, promovendo a interação e dissolvendo limites através da inclusão para além da escola. |
Link biblioteca: | Não informado |
TC Online - Sistema de Trabalhos de Conclusão Online