Engenharia Mecânica

Trabalho de Conclusão
Título:DESENVOLVIMENTO DE UM DIFUSOR DE ESCAPE EM LINHA COM A REALIZAÇÃO DE TESTES COMPARATIVOS DE DESEMPENHO COM E SEM A SUA UTILIZAÇÃO
Aluno:RAFAEL LINDEN HUBNER
Semestre:2021/01
Situação:TC II
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Josimar Souza Rosa
Avaliadores:Não informado
Documentos:Nenhum
Palavras-chave:Motores de combustão interna, sistema de exaustão, difusor de escape.
Resumo:

A evolução dos motores de combustão interna, amplamente utilizados em veículos automotores, bem como o emprego de novas tecnologias e a ampla disseminação das informações nos dias de hoje, tem tornado cada vez mais comum a realização de modificações nos veículos por proprietários, geralmente visando o aumento de potência do motor e uma melhora de desempenho do veículo, seja para uso urbano ou em eventos esportivos. Uma das possibilidades de modificação está na adoção de difusor de escape, eliminando a necessidade de passagem dos gases pelo sistema de exaustão do veículo, proporcionando desta forma uma eliminação mais fácil dos gases oriundos da combustão. Com o objetivo de desenvolver um modelo alternativo ao que se tem disponível no mercado atualmente, este trabalho consiste no desenvolvimento de um difusor de escape em linha. Para determinar a efetividade da utilização do dispositivo com foco na melhoria de desempenho foram realizados testes comparativos em um motor instalado em bancada com e sem a utilização do referido difusor. Os testes visaram avaliar a contrapressão gerada no escapamento com e sem o uso do dispositivo criado, viabilizando através dos dados obtidos uma análise comparativa de desempenho. Os resultados mostraram que o difusor aberto pode atingir o objetivo de reduzir a contrapressão gerada no escape, alcançando reduções próximas ao estimado em um dos pontos de medição, demonstrando ainda que no caso avaliado o maior responsável pela contrapressão é o catalisador.

Link biblioteca:Não informado

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