Trabalho de Conclusão |
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Título: | MOTOR DOIS TEMPOS A GASOLINA: UMA ANÁLISE EXPERIMENTAL E ENERGÉTICA |
Aluno: | DIÊISSON DA SILVA ABATTI |
Semestre: | 2021/01 |
Situação: | TC II |
Áreas de interesse: | Não informado |
Orientador: | Angela Beatrice Dewes Moura |
Avaliadores: | Não informado |
Documentos: | Nenhum |
Palavras-chave: | Eficiência, Ciclo Otto, Primeira e Segunda Lei da Termodinâmica, Motor. |
Resumo: | Nas indústrias, a busca crescente pela melhoria dos produtos tem se transformado numa prioridade e o mais apto e preparado tecnologicamente ganha destaque no mercado competitivo. Dentro desse conceito, a construção de motores que entreguem maior eficiência, potência, melhor aproveitamento de energia térmica com baixo consumo e baixa emissão de poluentes gasosos têm sido o objetivo dos fabricantes e essa meta leva ao desenvolvimento de tecnologias e análises que simulam a operação dos motores em diversos tipos de trabalho. Assim, este trabalho tem o objetivo de realizar uma análise experimental e energética em um motor dois tempos a gasolina. Para este fim, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica com o propósito de obter maior conhecimento sobre os conceitos de exergia e eficiência exergética para determinar as eficiências de Primeira e Segunda Lei da Termodinâmica para o ciclo Otto. A análise exergética procede da combinação da Primeira e da Segunda Lei da termodinâmica. Sendo que, a Primeira Lei é baseada no princípio da conservação da energia e se refere a quantidade de energia que transita no sistema por meio da transferência de calor, trabalho e fluxo de massa. Já a Segunda Lei, leva em consideração a entropia, incluindo irreversibilidades que são envolvidas nos processos. Desta forma, a energia também apresenta qualidade e os processos reais ocorrem na direção do aumento da entropia e da diminuição da qualidade da energia. Também nesta revisão foram apontados os aspectos construtivos do equipamento analisado, as considerações relacionadas para o modelo de cálculo de eficiência de Segunda Lei e estudos anteriores relacionados ao assunto. A metodologia empregada consistiu na coleta de dados do motor necessários para a realização dos cálculos. Através da coleta de dados, a análise experimental do motor pode-se observar os dados de potência, consumo, emissões dos gases e eficiência. Os cálculos realizados são baseados conforme a revisão bibliográfica sobre o assunto. O modelo de ciclo Otto ideal para este motor foi obtido a partir da análise experimental e foi verificado uma eficiência térmica do ciclo de 49% e uma eficiência de Primeira Lei de 53% para este ciclo. Já a eficiência de Segunda Lei encontrada, foi de 59,70%. |
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