Ciência da Computação

Trabalho de Conclusão
Título:DISPOSITIVO VESTÍVEL PARA ATLETAS: UMA ABORDAGEM EM ESPORTES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Aluno:Augusto Cesar Rodrigues de Oliveira
Semestre:2017/01
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Juliano Varella de Carvalho
Avaliadores:Gabriel da Silva Simões, Vandersilvio da Silva
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2
Palavras-chave:Atletas. Esportes. Desempenho. Saúde. Wearable devices.
Resumo:

Dispositivos computacionais móveis cada vez mais potentes e miniaturizados têm sido utilizados em diversas áreas. Seguindo essa tendência, os wearable devices (dispositivos vestíveis) desenvolvem-se e atuam em diversos nichos. Caracterizam-se como um equipamento inteligente, dotado de sensores e/ou componentes de envio de sinais, em forma de vestuário ou acessório, utilizado junto ao corpo do usuário. Dentre os domínios que se beneficiam dessas ferramentas, observa-se a área relacionada aos esportes. A exigência por alta performance dos atletas se torna uma constante nas mais diversas modalidades. Dentre os fatores que estão interligados ao rendimento do esportista, encontra-se a sua própria saúde. Poder visualizar os dados acerca desses fatores se torna importante, à medida que ações podem ser tomadas com base nessas informações, porém, diversos dispositivos coletam e disponibilizam apenas individualmente um conjunto de informações. Dessa forma, não possibilitam uma visualização macro de grupos e equipes. Assim, este trabalho tem como objetivo a construção de um protótipo de vestível para a captura dos dados do atleta através de sensores. Em conjunto, um protótipo de sistema capaz de evidenciar informações, atendendo demandas de esportes individuais e coletivos, configurando-se como uma plataforma pertinente para avaliação dos parâmetros aferidos. Para isso, as metodologias de pesquisa bibliográfica e pesquisa experimental são empregadas. No decorrer do trabalho serão explorados os conteúdos bibliográficos já publicados acerca do tema, fornecendo conhecimento teórico para o desenvolvimento da proposta e execução do experimento. A construção do protótipo se deu utilizando sensores (Polar H7) e uma placa eletrônica (Raspberry Pi Zero W) acomodados em torno do corpo dos voluntários durante a prática da atividade física proposta. Posteriormente, visou-se a atuação e validação de profissionais da área da saúde no aplicativo desenvolvido, acerca dos dados obtidos nos experimentos realizados. Pretende-se, assim, possibilitar o monitoramento de atletas e/ou praticantes de esportes, individuais e coletivos, utilizando tecnologias vestíveis inteligentes, em conjunto com o aplicativo desenvolvido para smartphones Android. Para que assim, o aplicativo demonstre as informações de forma eficiente, para que o praticante e os profissionais envolvidos possam tomar decisões, a fim de que a saúde e o desempenho dos desportistas possam ser aperfeiçoados ou mantidos. A partir do experimento realizado com a plataforma proposta e os voluntários, conclui-se que a plataforma teve seu correto funcionamento, capturando os dados, armazenando-os em nuvem e disponibilizando-os ao profissional de saúde para sua validação através do aplicativo.

Link biblioteca:Não informado

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