A adoção dos dispositivos móveis vem trazendo uma série de inovações, e uma delas chama-
se M-learning. O M-learning garante mobilidade no acesso a conteúdo educacional,
utilizando dispositivos móveis, tornando o exercício de aprendizado mais prático e de fácil
acesso. Devido ao fato dos dispositivos móveis estarem presentes em praticamente todo o
mundo, esta alternativa torna-se muito atraente para o aprendizado. Além disso, substituir
cadernos, livros e impressões por um smartphone por exemplo, pode reduzir os custos
financeiros do aprendizado. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma solução de M-
learning para o material didático da organização cristã Palavra da Vida, visando facilitar o
processo de estudo do jovem e a redução de custos do material. Para isso foi realizada a
modelagem e o desenvolvimento de um protótipo que simulou o uso do material. Também foi
desenvolvido um Portal Web a fim de gerenciar o conteúdo do aplicativo. Para a validação do
projeto, primeiramente foi elaborado um questionário para determinar a adequação de uma
solução mobile para o cenário-alvo. Em seguida, foi realizada uma experiência na qual
usuários utilizaram o protótipo ao longo de duas semanas, e ao final foi aplicado um
questionário sobre usabilidade, utilizando o System Usability Scale (SUS). O primeiro
questionário indicou que uma estratégia em aplicativo mobile é adequada para o contexto. O
SUS score final mostrou que o protótipo apresentou boa usabilidade. Além disso, opiniões
coletadas mostraram que o aplicativo é uma boa alternativa para alcançar mais jovens e
reduzir custos do material, confirmando a possibilidade de continuação do projeto. |