O conceito de Big Data tem se mostrado muito presente no nosso cotidiano, desde
o momento em que empresas e órgãos públicos buscaram as melhores técnicas e
ferramentas para ter highlights do passado e antecipar ações futuras com grandes
volumes de dados. Estes dados, muitas vezes desestruturados e de várias fontes,
vêm sendo melhor aproveitados a fim de localizar padrões e tendências que podem
ser trabalhadas desde o momento em que são descobertas. Entre técnicas de vi-
sualização e algoritmos de previsão, ainda existe o processo de armazenamento e
recuperação destes dados, que varia dependendo da estrutura dos mesmos. Bancos
relacionais e não-relacionais têm estado no meio desta discussão, principalmente os
não-relacionais, também conhecidos como NoSQL (Not Only SQL). Estes se des-
tacam pela agilidade em consultas oriundas da abdicação às regras de integridade
e relacionamento. Dados públicos são de extrema importância para a sociedade, a
fim de que se possa entender e estudar o que está acontecendo, e aplicar as devidas
medidas. Os dados do ENEM são públicos e podem ser estudados com o propó-
sito de analisar a educação brasileira. Este trabalho investigou o banco de dados
não-relacional mais apropriado para consultar os datasets do ENEM, dentre um
conjunto de SGBDs (Sistema Gerenciador de Bancos de Dados) previamente sele-
cionados, estudando as melhores práticas de consulta em cada um deles e usando
ferramentas para monitorar seus desempenhos, a fim de fazer comparações e obter
uma conclusão mais precisa. Chegando a conclusão de que, ao mesmo tempo em que
alguns bancos tem muita liberdade em consultar e armazenar os dados, outros são
mais restritos e dependem de processamentos externos para atingir alguns objetivos. |