No contexto econômico atual, onde a competição entre as empresas está cada vezmais relacionada à sua capacidade de transformar informação em conhecimento e este últimoem decisões e ações de negócio, o Data Warehouse (DW) exerce um papel fundamental comoferramenta de apoio aos processos de tomada de decisão. Contudo, para que se possa tirarvantagem dos recursos de informação de forma satisfatória, é cada vez mais imperativo que asempresas otimizem e dêem mais ênfase à qualidade durante o processo de tomada de decisão. Neste contexto, são empregados ferramentas e conceitos que organizam asinformações de negócios das empresas. Dentre estes conceitos e ferramentas, além do DW,destacam-se também, Data Mart (DM), Business Intelligence (BI), modelagem dimensional eferramentas OLAP, que constituem os pilares estratégicos dos Sistemas de Apoio a Decisão(SAD). O presente trabalho apresenta uma proposta de criação de um DM e uma ferramentaOLAP para a análise das informações do departamento comercial de uma indústria calçadista.A construção da solução será baseada em softwares de distribuição gratuita e/ou Open Source.Para tanto, o texto do trabalho aborda os conceitos sobre as tecnologias relacionadas. Por fim, é construído um SAD utilizando as ferramentas Mondrian e Jpivotdemonstrando como as mesmas podem auxiliar no processo de tomada de decisão em umaindústria calçadista |