Em 2022 foi estimado que 74,5% dos brasileiros jogam jogos digitais regularmente como forma de entretenimento. Além de entreter e divertir, eles podem ser aplicados como ferramenta de auxílio em diversas áreas do conhecimento, como na saúde, auxiliando em tratamentos médicos. Este gênero de jogo é conhecido como Jogo Sério. Dentro da fisioterapia, em especifico a fisioterapia respiratória, a aplicação destes jogos possui um grande potencial na reabilitação física e pulmonar. Diversos jogos já foram implementados com sucesso, apresentando resultados satisfatórios em suas aplicações, principalmente pelos seus elementos interativos e divertidos, que fazem com que os pacientes desenvolvam interesse no tratamento, gerando adesão e menos evasão aos tratamentos. Em 2019, as doenças respiratórias compuseram três das 10 principais causas de morte, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, levando a mais de 8 milhões de mortes anualmente. Desta forma, este trabalho teve como objetivo elaborar a análise e desenvolvimento de um protótipo de jogo sério com exercícios ventilatórios para auxílio no tratamento fisioterapêutico de pacientes pediátricos. Foi realizado um levantamento teórico sobre a área jogos digitais e sobre a fisioterapia respiratória, buscando ter um entendimento melhor sobre o tema. São apresentados cinco trabalhos relacionados à área de pesquisa deste projeto com o objetivo de apresentar as propostas que outros autores utilizaram e identificar características que possam ser herdadas no jogo sério proposto. Através disso, concebeu-se um protótipo de um jogo sério com um minijogo implementando um exercício respiratório, funcionalidades de cadastro de usuários e salvamento e exportação dos dados gerados em jogo. A avaliação do protótipo foi realizada utilizando um instrumento de avaliação em forma de questionário. Foi avaliado por dois especialistas da área de fisioterapia, sendo considerado pelos mesmos um artefato com potencial de utilidade para auxiliar na fisioterapia respiratória. |