Trabalho de Conclusão
Título:CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA MARCAS E PATENTES: EXPLORANDO O ELASTICSEARCH E QUERY MORE LIKE THIS
Aluno:JORGE SERILLO LAUXEN
Semestre:2023/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Juliano Varella de Carvalho
Avaliadores:Ricardo Ferreira de Oliveira, Rodrigo Rafael Villarreal Goulart
Documentos:Anteprojeto (liberado apenas para a banca), Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 (liberado apenas para a banca)
Palavras-chave:Classificação de Texto. Produtos. Serviços. Classificação Internaci- onal de Produtos e Serviços. Elasticsearch. Kibana.
Resumo:

Atualmente, empresas com um grande número de produtos ou serviços podem enfrentar desafios na classificação manual de suas atividades de acordo com a Classificação Internacional de Produtos e Serviços (CIPS). Isso pode levar a atrasos nos processos de categorização precisa dos produtos e serviços, assim como em outras finalidades relevantes. Pensando nisso, este trabalho teve como objetivo implementar um sistema de classificação de produtos e serviços para marcas e patentes utilizando a classificação de texto a partir da funcionalidade “More Like This” do Elasticsearch. A fonte de dados utilizada foi a Classificação Internacional de Produtos e Serviços. Ela é usada em todo o mundo por governos, empresas e organizações para fins diversos, como por exemplo, estatísticas de comércio, análise de mercado, proteção de propriedade intelectual, entre outros. Criada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), responsável por promover a proteção da propriedade intelectual em todo o mundo, incluindo patentes, direitos autorais, marcas registradas e desenhos industriais, ela busca classificar produtos e serviços de acordo com categorias predefinidas. O objetivo principal era que, ao inserir um termo ou conjunto de termos relacionados a descrição de um produto ou serviço, o sistema fosse capaz de classificar esses termos, identificando e sugerindo possíveis correspondências de acordo com a CIPS. Os resultados obtidos com esta funcionalidade se mostraram promissores, porém com algumas ressalvas. Ainda há mais trabalho a se fazer, como identificar uma forma de aprimorar mais os filtros utilizados nas consultas e de refinar ainda mais os resultados obtidos. Empregar outras formas de processamento de texto que consigam extrair não só o significado de cada termo mas também o contexto onde foram empregados é uma boa forma de começar. Futuramente, a ideia é que essa funcionalidade fosse integrada ao sistema atual da empresa InovaPictor e utilizada em situações reais do seu cotidiano, a fim de garantir uma melhoria significativa na eficiência e precisão da identificação de produtos e atividades em diversos setores, como comércio, indústria e serviços.

Link biblioteca:Não informado