Trabalho de Conclusão
Título:ANÁLISE DE SENTIMENTOS E MACHINE LEARNING APLICADOS AO MARKETING DIGITAL
Aluno:LUCAS BATISTA FRATONI
Semestre:2023/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Rodrigo Rafael Villarreal Goulart
Avaliadores:Juliano Varella de Carvalho, Ricardo Ferreira de Oliveira
Documentos:Anteprojeto (liberado apenas para a banca), Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 (liberado apenas para a banca)
Palavras-chave:Processamento de Linguagem Natural, Machine Learning, Análise de Sentimentos, Marketing Digital
Resumo:

Este trabalho fala sobre o uso de Processamento de Linguagem Natural (PLN), Análise de Sentimentos e Machine Learning (ML) aplicados no Marketing Digital (MD). ML usa dados de exemplos ou de experiências passadas para otimizar a descoberta de padrões dentre esses dados, no qual pode ser uma descoberta preditiva, descritiva ou ambas. A Análise de Sentimentos utiliza ML e PLN para analisar, processar e interpretar textos e dados, dando sentido a eles. Este estudo analisa um problema dentro do MD de classificação de mensagens de usuários sobre avaliações de produtos, bem como, a extração de tópicos destas mensagens para um melhor entendimento desses dados, relacionando-se diretamente a uma das áreas de pesquisa de MD, Operational CRM and Data Management. As propostas metodológicas pesquisadas têm como base modelos de classificação de ML, técnicas de PLN e de Análise de Sentimentos, fundamentados no estado da arte e construídos a partir de uma base de dados pública. Com a quantidade de dados estimada para os experimentos, se espera fazer uma análise dos resultados colhidos dos modelos, comparando o desempenho de cada modelo nas tarefas de classificação.

Link biblioteca:Não informado