Trabalho de Conclusão
Título:APLICATIVO GAMIFICADO PARA AUXILIAR CRIANÇAS COM TDAH
Aluno:ÂNDRES WINCK SCHULTZ
Semestre:2024/02
Situação:TC II
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Rodrigo Rafael Villarreal Goulart
Avaliadores:Patrícia Scherer Bassani, Regina de Oliveira Heidrich
Documentos:Anteprojeto (liberado apenas para a banca), Texto final TC1 (liberado apenas para a banca), Texto final TC2 (liberado apenas para a banca)
Palavras-chave:Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aplicativo, Gamificação, Gerenciamento de Tarefas
Resumo:

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que afeta entre 5% e 8% em crianças e adolescentes, causando desatenção, hiperatividade e impulsividade. Através de estudos, têm sido criadas ferramentas para auxílio de crianças com TDAH em fase escolar, mas ainda há espaço para o desenvolvimento de aplicativos que ajudem a abordar as necessidades das crianças em todos os aspectos de suas vidas, não apenas na escola ou na terapia. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma aplicação que inclui o acompanhamento das tarefas diárias e a gestão do tempo através de técnicas de gamificação. Ele utilizou como base o levantamento de requisitos de uma aplicação com proposta gamificada elaborada por um trabalho de mestrado, que sugere como trabalho futuro o desenvolvimento de tal aplicação. A metodologia de pesquisa tem natureza aplicada, quanto a forma de abordagem do problema é qualitativa, sendo levantado um conjunto de requisitos para sistemas gamificados para pessoas com TDAH com avaliação por um grupo de pessoas. Também foi empregada a metodologia de modelagem de software para a entrega de um aplicativo para celulares utilizando linguagem de programação Javascript e o pacote de desenvolvimento React Native. Após a implementação do software, foi realizada a avaliação com um conjunto de pessoas onde foi possível perceber o interesse pela aplicação e pontos de melhorias em versões futuras. Ao final deste trabalho, há um aplicativo de tarefas gamificado, tendo como público-alvo crianças e adolescentes com TDAH, seus responsáveis e profissionais da saúde, disponibilizado na Internet para acesso público, assim como seu código fonte e uma avaliação com seus resultados demonstrando interesse e sugestões de evolução da ideia proposta.

Link biblioteca:Não informado