Em busca de maior produtividade, redução de custos e rentabilidade, as organizações no ramo de serviço, cada vez mais estão investindo no aumento dos índices de eficiência, em todas operações e áreas existentes. Neste sentido, o setor comercial de uma empresa é uma das áreas de maior importância e essencial para aumento de receita e retenção de clientes, além disso, é o setor que sustenta todas as outras operações, considerado o coração e a capacidade de crescimento de uma empresa. Entretanto, atualmente existem poucos estudos sobre cálculos de eficiência aplicado em setores comerciais, devido a complexibilidade de desenvolver métricas qualitativas e quantitativas para chegar em um índice efetivo. Este trabalho possui como objetivo calcular e analisar a eficiência de um setor comercial em uma empresa de serviços, assim como, analisar processos e estrutura interna, desenvolver as variáveis necessárias para o cálculo e avaliar impactos positivos e negativos. Para tanto, será utilizado a Análise Envoltória de Dados (DEA) como modelo de aplicação para desenvolvimento do cálculo de eficiência. Pretende-se, por meios dos resultados, auxiliar no controle e tomada de decisão da empresa, para melhoria contínua da área comercial e somando a isso, enriquecer o meio acadêmico com um estudo de caso que possa ser utilizado como benchmark a outras organizações |