Atualmente automóveis são itens indispensáveis na rotina da sociedade, pois proporcionam liberdade e poupam tempo nos deslocamentos diários. Visando garantir a integridade e conservação do veículo, é necessário que se realizem manutenções periódicas tanto na mecânica quanto na estética do automóvel. Nesse sentido, as oficinas automotivas buscam constantemente inovar seus serviços visando melhorar a qualidade de atendimento às demandas de seus clientes. Com isso, a diminuição de tempo na prestação dos serviços realizados gera maior satisfação aos consumidores e proporciona maior faturamento, uma vez que o tempo de atravessamento (entrada e saída do veículo da oficina) é menor. Assim, o objetivo deste trabalho é diminuir o tempo de atravessamento dos veículos em serviços em uma oficina de estética automotiva na cidade de Novo Hamburgo / RS. Para isso serão coletados dados sobre eventos indesejáveis na rotina da empresa e coletar tempos dos principais serviços prestados. Espera-se por meio dos resultados padronizar os processos produtivos e implementar a gestão à vista na rotina da equipe. |