O presente estudo tem como objetivo pesquisar a malharia retilínea para desenvolver uma coleção de moda com o uso do design de superfície, inspirando-se em possibilidades que possam ser obtidas através das estruturas da malha. Foi realizada uma pesquisa de natureza teórico-aplicada, com um objetivo exploratório. O procedimento técnico conta com uma pesquisa descritiva que parte de uma abordagem qualitativa por meio de dados bibliográficos diversificados. O processo científico utilizado classifica-se como hipotético-dedutivo. Inicialmente, analisou-se cronologicamente a história do tricô e seu desenvolvimento na malharia retilínea para, depois, dar sequência à estrutura e ao meio de construção do trabalho com o tricô, designado como um dos campos do design de superfície, já que é feito na estrutura da malha. Através da principal matéria-prima, que é o fio, e os principais pontos relacionados a este material, mostrou-se alguns aspectos que essa área têxtil tem, assim como as formas de ela atingir detalhes únicos, aliando o tradicional à criatividade. À vista disso, uma marca de moda foi criada com o intuito de desenvolver uma coleção com base no design de superfície da malharia retilínea. Para tal desenvolvimento, foram feitas pesquisas com base em uma marca de inspiração, a Cecilia Prado, e outra concorrente, a Galeria do Tricot; observou-se o histórico destas, o público-alvo e o mix de marketing. Por fim, retomou-se os elementos de design de superfície para uma possível inspiração da coleção em malharia retilínea, que surge na segunda etapa desse projeto. |