A realidade aumentada (RA) tem se consolidado como uma tecnologia promissora para o treinamento profissional, permitindo a sobreposição de elementos virtuais ao mundo real e proporcionando experiências de aprendizado mais imersivas e interativas. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar o potencial de aplicações de RA no treinamento profissional, avaliando seus benefícios, desafios e impacto na capacitação de profissionais em diferentes setores. Trata-se de um estudo conduzido com uma abordagem qualitativa, e exploratória, baseado em uma revisão de literatura sobre o uso de RA em treinamento profissional, além de um estudo de casos múltiplos documentais, de três experimentos, nas áreas da indústria, saúde e construção civil, de treinamentos profissionais utilizando RA e comparando os resultados de desempenho e eficácia, com treinamentos profissionais com métodos tradicionais. A análise de conteúdo, foi realizada a partir da extração de informações comuns aos casos. Esses dados foram organizados em um quadro comparativo e interpretados de forma cruzada para identificar convergências e divergências entre os casos. Observou-se que o uso da RA promoveu melhorias significativas no desempenho dos profissionais, tanto em métricas objetivas, como redução de erros, tempo de execução e aumento da precisão, quanto em métricas subjetivas, como engajamento, motivação e satisfação. Além disso, as análises também apontaram desafios quanto a padronização metodológica e tecnológica. Apesar disso, conclui-se que a Realidade Aumentada representa uma inovação relevante para o treinamento profissional, pois ela contribui para a redução do hiato entre teoria e prática, e favorece o desenvolvimento de competências técnicas em ambientes simulados e seguros. |