No presente trabalho, é abordada a necessidade de observar as exigências de ações sustentáveis nas atividades projetuais no âmbito do design de moda. Apresenta-se a importância da ética como norteadora dos procedimentos criativos, considerando que a sustentabilidade deve estar presente em todas as etapas do processo, incluindo as práticas sociais, culturais, ambientais e econômicas. Bem como, expõem-se a importância do planejamento do produto tendo em vista o ciclo de vida do mesmo, partindo desde a pré-produção até seu descarte. Para se chegar ao principal objetivo do estudo, que é o desenvolvimento de uma coleção de moda sustentável através de roupas de brechó, observa-se algumas alternativas para o prolongamento do ciclo de vida e redução dos impactos ambientais produzidos pelo sistema de produção, estas sendo o reaproveitamento e upcycling, reciclagem e os brechós, estes quais será a fonte da matéria prima da marca a ser criada para o TCC II. Desse modo, a metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica e exploratória, por meio da revisão de livros, artigos, entre outros para, após o estudo, criar a proposta de marca sustentável, voltada aos conceitos de consumo consciente, baseando-se nos princípios de sustentabilidade e upcycling.
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