Com a consolidação do sistema econômico moderno, a idade contemporânea criou uma nova forma de sociedade e passou por capitais mudanças em seus sistemas de valores, redirecionando, em pouco mais de 200 anos, o rumo da humanidade. Como parte inerente a este novo cenário, a moda criou formas de manifestação inovadoras que afirmaram sua importância enquanto movimento social, cultural e econômico. Este trabalho, com embasamento nas teorias sociológicas e econômicas atuais, propõe o estudo de parte da história do consumo entre a Idade Moderna e o século XXI, fazendo uma análise da sociedade de produção e da sociedade de consumo enquanto eventos da evolução humana, enfatizando a historicidade do consumo e seus fatores de influência - tempo, espaço, cultura e economia. Assim, buscando compreender como o conjunto de acontecimentos, de relevância histórica, nesse período, instaurou a sociedade pós-moderna em meados do século XX. Tem-se como hipótese que a sociedade contemporânea é o resultado tardio do pensamento iluminista condicionado ao sistema econômico moderno. A metodologia de pesquisa se utilizou de pesquisa exploratória tendo como princípio uma referência bibliográfica vinculada à sociologia e vídeos explanatórios. |