Esta pesquisa foi desenvolvida com a proposta de analisar os figurinos das performances de Lady Gaga na turnê The Monster Ball Tour, buscando através desta compreender a relação entre moda e performance, captando elementos para desenvolver uma coleção de moda para a marca autoral. Primeiramente, estudou-se a artista e performer de palco, Lady Gaga. Desde seu nascimento até a artista mundialmente conhecida, buscando compreender seu vínculo com a moda e música para construção visual de palco. Em seguida contextualizou-se a performance enquanto forma de expressão e buscou-se compreender sua relação com a moda enquanto figurino, citando alguns artistas contemporâneos como Madonna, Michael Jackson e Elvis Presley e trazendo alguns figurinos utilizados por Lady Gaga, compreendendo seu contexto com as performances em questão. Por fim, foi realizada a análise dos figurinos utilizados pela artista na turnê The Monster Ball Tour, através da metodologia de Penn (2002) que aborda os aspectos denotativo e conotativo da análise imagética dos figurinos da turnê. Por fim, realizou-se uma pesquisa relacionada ao marketing que direciona a criação da marca de uma marca autoral dentro dos parâmetros mercadológicos e conceituais. Por intermédio da análise, foram identificados elementos que servirão posteriormente para aplicação em uma coleção de moda para marca autoral Empire. |