Diante da constante evolução das novas tecnologias da informação e da comunicação no ramo da moda, as empresas procuram se apropriar do e-commerce para atingir um grande público e promover a marca através da internet. Com isso, as empresas usam ferramentas como o Facebook e os blogs de moda para a promoção de seus produtos e interação com seus clientes. Através de um estudo de caso o presente trabalho visa identificar se o uso do blog de moda e do Facebook como ferramentas de divulgação de moda promovem o acesso de consumidores e visitantes para o e-commerce. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver uma coleção de moda direcionada para o e-commerce, inspirada nos resultados da pesquisa, neste caso o Facebook. A pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa partiu de referências bibliográficas e de uma análise dos dados registrados nos gráficos do Google Analytics. Além disso, foi realizada uma entrevista não-estruturada com o diretor da empresa pesquisada. Através dos dados obtidos foi realizada uma descrição e uma análise individual da eficácia de cada uma das ferramentas, e uma análise comparativa entre o blog de moda e o Facebook. Diante disso, foi possível constatar que o Facebook se destaca em relação ao blog de moda, tornando-se uma ferramenta de comunicação de moda mais eficaz para a promoção e divulgação do e-commerce. Partindo dos resultados deste estudo, foi projetada uma coleção de moda direcionada para o e-commerce, tomando como referência uma pesquisa exploratória sobre a marca para a qual a coleção foi desenvolvida e sobre tendências de moda. Resultando em uma coleção com a temática Conectividade, que apresenta estampas exclusivas, desenvolvidas a partir de elementos do Facebook. |