A proposta baseia-se na criação de um espaço de lazer no Morro São João, na cidade de Montenegro/RS. A escolha do tema foi concebida através do potencial que o local possui e não é aproveitado. Situado na parte central da cidade e visto de todos os bairros, o Morro é cartão-postal do município e possui grande potencial paisagístico e turístico. Com localização privilegiada, tem vista panorâmica da cidade e entorno e não é aproveitado devido à falta de atrativo, infraestrutura e segurança.
Atualmente, o local encontra-se em situação de abandono, o que incita a ocupação indevida e a degradação do ambiente. O Morro faz parte apenas do contexto geográfico da cidade e não contém atrativos que o fariam fazer parte do lazer da comunidade. É explorado apenas visualmente enquanto poderia ser utilizado para fins de lazer. A proposta tem o objetivo de despertar o interesse da população em relação à área.
A proposta de criação de um ambiente de lazer e descanso, com atrativos naturais e eco esportivos, também dá ênfase à preservação ambiental da área. O objetivo é incentivar uma consciência preservacionista entre os usuários e a comunidade, inibindo a ocupação indevida em áreas de risco a que o morro está vulnerável.
O público-alvo é a comunidade montenegrina e visitantes interessados em um contato com o meio ambiente e as belezas naturais que a cidade oferece, bem como a prática de atividades eco esportivas. |