A indústria têxtil no Brasil tem se caracterizado pela utilização de materiais tradicionais e existe a necessidade de buscar alternativas que possam agregar benefícios.
Algumas empresas, porém, tem se destacado no desenvolvimento de produtos com apelo ambiental e outras, com um apelo tecnológico, visto que, cada vez mais, além de vestir, as peças de vestuário têm agregado novas funções além de uma preocupação com o meio ambiente, visto que a indústria têxtil se utiliza de recursos naturais, renováveis ou não, e também gera resíduos no seu processo industrial.
A importância de buscar alternativas para propor tecidos e malhas produzidos com fibras e fios naturais orgânicos ou reciclados em escala industrial e aliar tecnologia com a aplicação de acabamentos que aportem funções que podem ser de repelente de insetos, antimicrobiano para combater o meu cheiro ou até a aplicação de fragrâncias, é de tornar acessível a indústria de transformação para tornar viável a aprovação e consumo de produtos com diferencial que agreguem valor, além do percebido, as criações de moda. |