O presente trabalho estuda a relação entre a moda, comunicação e identidade,
aplicados a uma coleção de moda para jovens ligados ao evangelho de Jesus Cristo.
Tem-se como objetivo desenvolver uma coleção de moda em que haja a interação do
público jovem cristão, feminino e masculino, no processo de criação de estampas com
frases do evangelho que fazem uma conexão espiritual com o público-alvo,
proporcionando experiências pessoais que refletem identidade e estilo. Com base em
estudos sobre moda e comunicação, é possível perceber a moda como forma de
linguagem, onde o indivíduo comunica sua identidade, expressando seus ideais e
crenças. Através da análise comportamental da Geração Z, pesquisa desenvolvida
pelo site WGSN, pode-se fazer uma relação com o comportamento de jovens
evangelistas diante da sociedade e o reflexo da sua identidade na escolha de suas
roupas e como compõe o seu estilo. Para a realização do processo criativo, temos a
definição do briefing da coleção e os processos de desenvolvimento de uma coleção
de moda e, para isso, foi desenvolvida a marca Estilo IDE, através de análise da marca
de inspiração Prophet Outfitters e da marca concorrente Coletivo Emaús. A
macrotendência analisada é o design de emoção: transformando a fé, que fala sobre
o crescimento considerável da influência de jovens cristãos em meios de
comunicação. Este trabalho finaliza com ideias para a construção da coleção e a sua
comunicação. |