A presente pesquisa possui como tema o projeto musical Biophilia da musicista Björk como inspiração para pensar uma coleção de moda a partir da experimentação prática com a cimática. A musicista, ao conceber inventos sonoros que interseccionam tecnologia e natureza ao projeto musical, redefine a forma em que se pode fazer, ouvir e pensar a música. Desse modo, acredita-se que, da interface dos estudos físicos da cimática com a moda, possa-se encontrar conexões expressivas na maneira a partir qual o som pode contribuir com novas concepções criativas. Diante do exposto, tem-se como objetivo geral desenvolver uma coleção de moda através da reinvenção de um aparelho capaz de formar superfícies visuais a partir da reprodução dos sons da infância do autor, assim, fixa-se a seguinte questão norteadora: a extração de superfícies através do uso do som no processo criativo, pode dar origem a uma coleção de moda. Para isso, deve-se, como objetivos específicos, apresentar Björk; desdobrar os processos criativos e inventos sonoros contidos em Biophilia; apresentar o estudo da cimática e de Ernst Chladni; propor a reinvenção do aparelho de Chladni; conceber superfícies visuais a partir dos samples da infância e, por fim, construir uma coleção de moda. Assim, desenvolve-se uma pesquisa de natureza aplicada com caráter exploratório, abordagem qualitativa e metodologia fenomenológica. Analisam-se os procedimentos técnicos objetivando dados consistentes a partir de investigação bibliográfica elaborada por meio de materiais já publicados e de uma experimentação prática. |