O presente trabalho busca estudar acerca do conceito de normalidade e como isso impacta na construção estética da moda. Esta monografia perpassa fases e vivências com a intenção de analisar algumas ações cotidianas tidas como normais e a complexidade em explicar tal situação, além de buscar a compreensão do impacto que o ser anormal causa. O desmembramento da pesquisa se dá explorando o ponto de vista da sociedade em um geral, delineada como massa e, as possíveis razões de exclusão de certo indivíduo ou grupo específico. A ligação com a incompreensão de determinados assuntos e o efeito massivo de expulsão social em nome de uma manutenção da suposta normalidade, levam a sociedade em busca de uma padronização, resultando possíveis doenças, como a normose. Com o caráter normativo compreendido, inclusive dentro das aparências, é notado a exclusão de pessoas que com a característica atrelada ao anormal passam a vida sem voz ativa, como exemplo citado, o artista Bispo do Rosário. A partir da interpretação geral do estudo, o enfoque se dá em comparar características sociais da normalidade com as de consumo e expressão na moda, compreendidas em recortes históricos e adaptações atuais sobre nosso jeito de se vestir e expressar, apresentando alguns pontos da antimoda, do desconforto estético e da ruptura do padrão de beleza como inspiração. Com isso, planeja-se uma coleção de moda conceitual para a marca UNO, elaborado o tema “A/NORMAL IM/PERFEITO”. |