Motivadas pelo crescimento de usuários na internet, as empresas visam à
oportunidade de fazer negócios online. A partir disso, surge o comércio eletrônico,
que ao passar dos anos vem aumentando o faturamento das empresas. O uso do
comércio eletrônico se justifica pelo grande acesso de usuários, que cresce a cada
ano e proporciona a geração de lucro. É conhecido que as redes sociais na internet
agregam milhões de usuários em todo o mundo, e o Facebook é a que mais cresce
no Brasil. Isso torna as redes sociais uma ferramenta importante para que as
empresas interajam com seus clientes. A partir desta constatação, através de um
estudo de caso, o presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma
interface gráfica de loja virtual, para as lojas administradas pela iStores Varejo
Digital, na rede social Facebook. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa e
quantitativa, através de referências bibliográficas e de dados coletados na rede
social, bem como aplicação de questionário com o possível público-alvo. Com a
pesquisa realizada identificou-se que a integração de comércio eletrônico ao
Facebook é uma realidade emergente no mercado de consumo virtual. Por fim,
baseado no método projetual de Garrett (2011), e dados observados na pesquisa,
desenvolveu-se uma interface gráfica de loja virtual no Facebook para as lojas
administradas pela empresa do objeto de estudo. |