Referência nacional em serviços psiquiátricos desde a segunda metade do século XIX, o Hospital Psiquiátrico São Pedro é visto por muitos como um local de isolamento, exclusão, loucura e preconceito. Mas, é preciso lembrar que também foi este o local de grandes revoluções, muitas delas marcos na história médica nacional.
Hoje os edifícios tombados do HPSP são um exemplar de valor patrimonial indiscutível, porém estão abandonados em virtude das exigências da nova Reforma Psiquiátrica. Desapropriados aguardam um uso para se abrir à cidade, desmistificar a loucura e oferecer à população lazer e cultura.
O projeto proposto visa à reabilitação das áreas internas e externas do conjunto de edificações centenárias do HPSP para a criação de um complexo cultural aberto à comunidade, partindo dos seguintes aspectos principais:a história e importância do Hospital Psiquiátrico São Pedro para Porto Alegre; o público alvo, relacionado ao entorno próximo; e, as atividades voltadas para o meio cultural que já vem ocorrendo no local.
|