O design estratégico engloba uma visão holística do sistema-produto-serviço, exigindo capacidades que estão além do desenvolvimento de produto ao compreender competências de análise de posicionamento de uma empresa, considerando e agregando conceitos e estratégias a fim de realizar uma conexão entre o mercado, o consumidor e a corporação. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo realizar um estudo acerca dos conceitos e metodologias do design estratégico para aplicá-los ao design de calçados. A metodologia científica utilizada foi a pesquisa exploratória baseada na proposta de Prodanov (2013), na qual foi realizado o levantamento bibliográfico que gerou a fundamentação teórica. Além dessa, ainda baseado em Prodanov (2013), foi realizado um estudo de caso da empresa Biondini, com a finalidade de analisar as práticas exercidas para poder aplicar a metodologia de projeto nessa empresa. Em relação à metodologia projetual, foi utilizada a proposta de Nicchelle (2011), que aplica a proposta do design estratégico para o design de moda, área em que pode-se enquadrar o calçado. Os resultados apontam que este método, aplicado ao presente trabalho até a etapa dos concepts, na qual foram elaborados quatro produtos conceituais, pode ser uma eficiente ferramenta para elaborar uma coleção de calçados. |