A proposta de uma Escola de ensino Infantil, Fundamental e Médio esta fundamentada nos atuais conceitos da arquitetura escolar, tendo como objeto de estudo a relação entre a pedagogia Logosófica e o ambiente de ensino.
Considerando as discussões da arquitetura escolar em que o espaço educativo é um elemento relevante nas relações sociais e básico no conhecimento de si mesmo, o ambiente escolar deve receber um tratamento arquitetônico especial. Diante da abalada realidade do Ensino no Brasil das questões de natureza psicológica, afetiva e cultural, um novo modelo de ensino ainda precisa ser adotado, portanto tomei a pedagogia Logosófica como um desafio para qualificar as atuais tendências e manifestações no ambiente escolar. A Logosofia é resultado de uma antiga pesquisa de Carlos Bernardo González Pecotche, humanista, pensador e educador argentino. Essa linha de pensamento tem como objetivo quanto a sua formação, habilitar o aluno para desenvolver as funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar é uma ciência que preconiza a superação humana através do processo da evolução consciente. O tema compreende que uma identidade pedagógica pode colaborar e qualificar o espaço escolar, sendo que a arquitetura deve ter uma resposta à proposta adotada. Partilhando dessa cumplicidade a pedagogia Logosófica apresenta atributos relevantes e fundamentais para transformação da atual realidade dos ambientes escolares.
Visando aplicar os conceitos adequados de uma boa arquitetura no ambiente escolar sob uma visão audaciosa, é fundamental rever os conceitos pedagógicos de ensino, rever os conceito do processo de projeto arquitetônico e aceitar as novas tendências tecnológicas de modo a incorporá-las a este momento de transformação que a educação vem manifestando.
|