Trabalho de Conclusão
Título:Implementação de Central Telefônica VoIP
Aluno:Sergio Strieder
Semestre:2007/02
Situação:Concluido
Áreas de interesse:Não informado
Orientador:Vandersilvio da Silva
Avaliadores:Alexandre de Oliveira Zamberlam, Eduardo Leivas Bastos
Documentos:Anteprojeto, Texto final TC1, Texto final TC2
Palavras-chave:VoIP. Telefonia IP. Central telefônica IP. Asterisk.
Resumo:

O crescimento das redes IP, as técnicas avançadas de digitalização da voz humana e os mecanismos que permitem a qualidade de serviços nas redes IP, agregados a circuitos de alta velocidade, permitiram a consolidação da telefonia IP. A telefonia IP está em franco crescimento, pois além de reduzir os custos das ligações telefônicas, permite a convergência entre as redes de dados e voz, criando uma infra-estrutura única, facilitando os processos de instalação, manutenção e gerenciamento dessa infra-estrutura. Um dos principais recursos da telefonia IP é a utilização da tecnologia VoIP. Este trabalho tem o objetivo de estudar e apresentar a implementação de centrais telefônicas VoIP de baixo custo como uma solução que permita substituir ou agregar recursos as centrais telefônicas que utilizam hardware proprietário. A central telefônica VoIP baseada no software livre Asterisk possibilita a interligação de localidades geograficamente distantes uma das outras através das redes IP, sem a necessidade de se pagar os altos valores cobrados pelos fabricantes de centrais telefônicas de hardware proprietário pela manutenção e fornecimento de equipamentos e licenças, mas garantindo a obtenção dos mesmos resultados, como por exemplo, que todas as unidades de uma empresa realizem chamadas telefônicas entre si sem precisar pagar as taxas cobradas pelas operadoras da rede telefônica pública comutada. Através da pesquisa bibliográfica sobre a tecnologia VoIP e métodos para avaliação da qualidade de voz, incluindo um estudo sobre o software Asterisk, é realizado o levantamento da estrutura de uma empresa que não utiliza a tecnologia VoIP e proposta uma maneira de se implantar essa tecnologia através da implementação de centrais telefônicas VoIP. A verificação dessa implementação ocorre através da aplicação de testes de avaliação da qualidade de voz e da avaliação das funcionalidades implementadas em um ambiente desenvolvido.

Link biblioteca:Não informado