Esta pesquisa do Trabalho Final de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale busca agregar informações relevantes ao tema de projeto em estudo: Proposta de (re)qualificação dos baixios da Trensurb em Novo Hamburgo.
O embasamento teórico inicial tratará das problemáticas e soluções encontradas em espaços residuais urbanos, com a finalidade de compreender as causas destes espaços remanescentes e as consequências destes para a cidade.
Conforme pesquisa, estes espaços podem ser ocupados por inúmeras funções públicas, porém este trabalho dará ênfase ao lazer, visando à importância que ele traz para a população, trazendo qualidade de vida ao proporcionar a cultura, atividades físicas e interação social.
Busca-se também estudar a adequada ocupação desses baixios, otimizando a região em que estará inserido como um todo. Para isto, serão observadas a cultura e principais carências da população que frequenta a região. Também serão estudadas formas de atração para o espaço, incentivando os moradores e visitantes a permanecerem no local sem ter a necessidade de procurar outras regiões para suas atividades de lazer.
Será estudada toda a extensão da expansão da Trensurb concluída em 2014, abrangendo as cinco novas estações denominadas de Estação Rio dos Sinos, Estação Santo Afonso, Estação Industrial, Estação Fenac e Estação Novo Hamburgo. Analisando o seu entorno, os traçados e as características de cada trecho.
|