Esta pesquisa aborda o comportamento de consumo infantil e a sua relação com a moda, teve como objetivo propor o desenvolvimento de uma coleção de moda infantil para meninas com idade de quatro a oito anos que desperte a imaginação por meio dos monstros. Foram estudados alguns personagens monstros como Frankenstein, Drácula, e o lobisomem e sua relevância e influência no universo infantil, junto com sua ludicidade e a sua importância no processo de compra de vestuário apropriado para crianças do sexo feminino.
Para isso, foi estudado brevemente o entendimento sobre a infância e os principais períodos da história do vestuário das crianças. A infância permite às crianças pensarem de outra maneira, elas podem pensar e se comportar diferente de um adulto, o seu olhar torna tudo novo. Podemos ver também grande parte da literatura infantil é inspirada em monstros. E hoje existe um grande número de filmes, desenhos e jogos infantis inspirados nessas criaturas.
Quanto à metodologia do estudo está dividida em duas partes, foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre o tema abordado com uma análise micro e macro ambiente da empresa Lilica Ripilica, desenvolvendo um levantamento bibliográfico sobre o comportamento de consumo infantil e posteriormente uma pesquisa de campo com meninas entre 4 e 8 anos e suas mães, com foco observar como essas crianças comportam-se diante a decisão de consumo com opções de roupas inspiradas em monstros, através desta pesquisa de campo identificamos algumas preferencias das meninas, que gostam das bonecas em forma de monstros, desenhos e historinhas. Por fim, o desenvolvimento de uma coleção 2016 de moda infantil para meninas como foco em monstros.
|