Este trabalho objetiva promover o debate acerca da participação do profissional de design na construção da cultura de consumo. Para viabilizar este objetivo pesquisa-se, inicialmente, uma progressão da presença histórica do consumo na cultura humana. Em seguida, analisa-se a prática profissional do design. Através da análise de diversos bens de consumo evidencia-se a participação do designer na construção da cultura material. Estas fases iniciais adotam como metodologia de pesquisa a investigação bibliográfica em livros, artigos científicos e internet. O capítulo quatro descreve a parte prática da monografia e sua metodologia. Aplicou-se um questionário com designers e vendedores em lojas de varejo atuantes do comércio local. Esta pesquisa buscou identificar a postura do profissional de design através em uma série de perguntas sobre diferentes aspectos da sua atuação, no ensino e mercado de trabalho. A quinta etapa apresentou análise dos questionários aplicados com designers atuantes no mercado. A partir do resultado da pesquisa, determina-se como o profissional de design da região do Vale dos Sinos entende o resultado de seu trabalho na sociedade. Concluiu-se que as questões abordadas merecem destaque no debate sobre a atuação do profissional de design. Ao final da pesquisa notou-se que o profissional de design é consciente de sua participação na construção da cultura material e de suas possíveis consequências aos meios ambientais e sociais, devendo assim debater sobre ela em busca de um contínuo aprimoramento profissional. |