O surgimento de novas tecnologias resultantes da globalização, o mercado em crescente expansão e o aumento do consumo por parte da sociedade, criam diariamente, novos produtos que são consumidos rapidamente, resultando no acúmulo de resíduos. O destino final inadequado destes resíduos é um dos responsáveis pela degradação do meio ambiente. Conscientizar a população sobre este problema, bem como disseminar a educação ambiental, são fatores de extrema importância para o sucesso das políticas ambientais. Esta pesquisa aplicada tem caráter teórico-prático e seu objetivo é projetar uma experiência voltada a crianças, com o intuito de sensibilizá-las e incentivá-las a aderir a campanhas de coleta seletiva, visando a ampliação da reciclagem e, consequentemente, a redução de resíduos direcionados aos aterros sanitários. Desta forma, a metodologia, dividida em três fases (pré concepção, concepção e pós concepção), com aplicação dos métodos de Bruno Munari (1998), Gui Bonsiepe (1984), Bernard Löbach (2001) e Max Baxter (2000) foi fundamental para que os objetivos fossem alcançados, gerando um resultado diferenciado, capaz de fomentar um pensar ecológico. |