Diante da ampla concorrência do setor de produção de embalagens plásticas flexíveis, vê-se a necessidade de uma eficiente gestão na área de custos da empresa para a mesma se manter competitiva no mercado. A pesquisa tem como objeto de estudo uma empresa denominada Plásticos RS, localizada no Vale do Sinos e tem como objetivo identificar e analisar o método mais adequado de formação de preço para o objeto de estudo a fim de possibilitar os melhores ganhos para a empresa. Foram abordados temas sobre gestão estratégica de custos, seus conceitos, classificações e sistemas de custeio. Além disso, o estudo traz também como referencial teórico a formação do preço de venda, seus aspectos tributários e ferramentas utilizadas para precificação e análise dos resultados. A pesquisa reuniu dados provenientes dos setores produtivo, contábil e financeiro da Plásticos RS e desenvolveu uma ferramenta de formação do preço de venda para dois produtos da empresa. Os mesmos foram comparados com o praticado atualmente e notou-se uma distorção de 6,5% em um dos produtos e 9,5% no outro, prejudicando assim, a margem de lucro desejada pela empresa. Embora ambos não estejam causando prejuízos à Plásticos RS, a pesquisa foi encaminhada ao setor comercial para viabilizar a aceitação do reajuste aos clientes. |