A deficiência visual é a limitação que atinge o maior número de pessoas no Brasil, mas esse público ainda sofre com uma grande falta de acessibilidade em projetos de ambientes e produtos. No âmbito dos jogos e brinquedos, por exemplo, a maior parte das opções não possui acessibilidade para esse público. Ao mesmo tempo, uma pequena parcela se direciona especificamente para as pessoas com essa deficiência, desestimulando a inclusão e a integração dessas pessoas. Procurando encontrar soluções para esse contexto, esse projeto teve, como objetivo geral, o desenvolvimento de um jogo atrativo tanto para pessoas de visão normal, quanto para pessoas com deficiência visual, dentro da maior abrangência de público possível, gerando a inclusão e a valorização de pessoas com deficiência visual. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se de uma metodologia formada a partir das propostas de Merino e Löbach, com foco em Design de Produto, integrando conceitos e critérios propostos pelo Design Universal. Por meio da utilização do conceito da Inclusão Reversa, desenvolveu-se um jogo que desafia os participantes a se inserirem no contexto sem visão para a realização de uma atividade de lazer. Portanto, além de difundir ideias de acessibilidade, conforme propagado pelo Design Universal, o presente projeto propõe o desenvolvimento de jogos que, de uma maneira inconsciente, possibilitem uma melhor compreensão dessa limitação, difundindo o pensamento de colocar-se no lugar do próximo e estimulando a valorização das pessoas com deficiência visual. |