Este estudo apresenta uma pesquisa sobre personalização no século XXI a fim de entender seus motivos. Vive-se um período de mudanças rápidas na moda, e os produtos massificados parecem não mais agradar alguns grupos de pessoas que buscam incessantemente pela diferenciação. Primeiramente é apresentada uma análise sobre os motivos principais do uso da roupa sendo estes, enfeite, pudor e proteção. São abordadas as vestimentas de algumas civilizações antigas para que fique clara a significação que algumas peças possuíam.Em termos de expressão na moda, pretende-se pesquisar grupos urbanos e realidade sociais como punks e hippies e o que eles esperavam passar ao se vestirem assim como a significação das roupas nas diferentes épocas e como os acontecimentos históricos como guerras afetaram a moda. O presente trabalho analisará a pós-modernidade mais precisamente a parte de tecnologia, sociedade e moda, dissertando brevemente sobre massificação e cópias. Dentro da problemática: Porque os jovens do século XXI sentem necessidade de personalizar? Será estudado em bibliografias, artigos e entrevistas os motivos e a pesquisa quantitativa e qualitativa completará com o depoimento de jovens que fazem uso da personalização. A criação de uma coleção para uma marca de moda no trabalho de Conclusão II era um dos objetivos do trabalho, e como não foi encontrado uma marca que se adequasse as características de personalização a autora optou pela criação de uma marca. Com a análise da pesquisa pode-se considerar que os objetivos principais do trabalho foram alcançados. |