Por muito tempo, os jogos com informações completas foram única e amplamente utilizados para a pesquisa de técnicas de inteligência artificial. Jogos como damas e gamão já foram praticamente solucionados e até mesmo o xadrez, que possui complexidade elevada, se encontra em fase muito avançada de pesquisa. Em contraposição, o pôquer começou a ser estudado muito recentemente e apresenta um domínio de estudo onde uma quantidade considerável das informações necessárias para a tomada de decisões não é visível ao jogador. Adicionalmente, a existência de elementos estocásticos causa variância nos resultados e, consequentemente, na análise das jogadas. Essas dificuldades, apesar de desafiadoras, impulsionam o estudo da inteligência artificial para os jogos não determinísticos e sem informações completas, que representam mais claramente alguns problemas encontrados na vida real. Além da insuficiência de informação e da aleatoriedade, o jogo engloba outros fatores pertinentes ao estudo da inteligência artificial, como a existência de múltiplos agentes, a capacidade do jogador em lidar com a indução de erros e a necessidade de modelar seus oponentes de acordo com suas particularidades. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo a criação de um agente racional para Texas Holdem pôquer capaz de justificar suas decisões combinando dois elementos: a análise matemática e a modelagem de oponentes. Para tanto, aplicar-se-á técnicas de inteligência artificial relacionadas a agentes inteligentes. Por fim, avaliar-se-á a capacidade do protótipo de agente proposto de jogar em nível avançado, compreendendo as diversas situações presentes no jogo e explorando seus adversários de maneira adequada.
|