O ensino a distância vem sendo difundido nas mais diversas áreas, e com as mudanças das diretrizes para o ensino da medicina no Brasil, este aparece como um meio de trazer novos modelos organizativos do currículo. Entretanto, uma ferramenta de ensino a distância nem sempre é pratica e fácil de utilizar, em alguns casos gera custos de manutenção que não compensam sua utilização. Como uma solução para os custos e como uma aproximação maior entre o professor e a produção de material didático estão às ferramentas de autoria. Ferramentas de autoria nada mais são do que ferramentas com as quais é possível criar, editar e importar vários tipos de mídias; desenvolver código de programação; organizar e editar elementos multimídia; incluir gráficos, desenhos, animações, sons e vídeos. Entretanto o uso de ferramentas de autoria quase sempre exige conhecimentos avançados em informática, tornando-se um processo complicado para a grande maioria dos profissionais de ensino da saúde. Em função disso, é proposto o desenvolvimento de plug-ins que irão compor uma ferramenta de autoria, de fácil utilização, previamente analisada no trabalho da aluna Angélica Nienow. |