Os impactos ao meio ambiente vêm crescendo ao longo do tempo e chegaram a um ponto onde os recursos naturais do planeta estão se esgotando. A alimentação é um dos fatores que contribuem para os problemas relacionados ao meio ambiente, em função do aumento da população, industrialização e desperdício de alimentos. Contribui-se a isso, uma agricultura moderna e altamente dependente de energia, máquinas e produtos químicos. Por outro lado, as pessoas mostram-se mais preocupadas em levar uma alimentação saudável, bem como, preocupam-se com a procedência dos alimentos. Além disso, a agricultura familiar apresenta-se como um caminho para a sustentabilidade na produção e comercialização. Com o olhar voltado a estes fatos, a preocupação e atenção para sustentabilidade ecológica tornou-se inevitável em qualquer projeto. Com o objetivo de fomentar a produção e a comercialização dos produtos da agricultura familiar e atender à crescente demanda do consumo de alimentos saudáveis, para este projeto, utilizou-se a abordagem de Santos (2006), que possibilita uma metodologia aberta e oferece a possibilidade de explorar diversas ferramentas que melhor se adequem ao projeto, subdivididas em pré-concepção, concepção e pós-concepção. Com base nisso, realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, e ao que se refere aos objetivos, apresenta-se uma abordagem exploratória. Na pesquisa de campo, realizou-se um questionário com o público geral e entrevistas com os produtores, alcançando uma pesquisa ampla e em profundidade. O projeto resultou em uma solução segmentada em três pilares principais: Identidade visual, Serviço e Divulgação. Esses pilares fazem parte de um sistema interligado resultando-se num sistema produto-serviço. |