A deficiência motora ocupa o terceiro lugar dentre as mais prevalentes em crianças entre 0 a 14 anos. A cadeira de rodas é a Tecnologia Assistiva mais utilizada por pessoas com deficiência motora. No entanto, as cadeiras de rodas ainda parecem causar preconceito e estigma, fatores que acentuam comportamentos que dificultam o processo de inclusão social de crianças usuárias de cadeira de rodas. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um artefato lúdico, a fim de sensibilizar crianças, que não possuam deficiência motora, para a inclusão social de crianças usuárias de cadeira de rodas. Este estudo se caracteriza como observacional descritivo, de natureza aplicada. Com relação à abordagem, é classificada como exploratória, e a análise de discussão de dados foi realizada sob a abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 16 alunos, não usuários de cadeira de rodas, do 4º ano do Ensino Fundamental, de idades variando entre 9 e 10 anos. Para desenvolvimento da solução, utilizou-se uma metodologia projetual estruturada, baseada nos preceitos do design para mudança de comportamento e em ferramentas projetuais de Gui Bonsiepe, Flávio dos Santos e Vijay Kumar. Com base nas informações coletadas, projetou-se um livreto com elementos interativos, destinado ao público infantil. A solução apresenta mensagens e atividades que elucidam acerca de assuntos pertinentes à inclusão social. Espera-se, assim, minimizar as repercussões sociais e comportamentais negativas que se dão a partir das percepções de crianças, que não possuem deficiência motora, sobre os usuários de cadeira de rodas. |