Os jogos têm sua origem nos primórdios da civilização humana, onde o homem constantemente criava ou adaptava jogos a partir de tarefas que atendessem às suas necessidades. Os jogos possuem um objetivo bem definido. São usados como ferramentas de comunicação e podem proporcionar conectividade, engajamento e inspiração. Este estudo trata de jogos colaborativos, os quais têm o propósito de promover o trabalho em equipe entre os jogadores, criando um mundo onde todos têm mesma importância e que para atingir o objetivo do jogo todos terão que contribuir e aceitar a contribuição alheia. O objetivo desse estudo é o desenvolvimento de um jogo colaborativo com a utilização do sensor Kinect, criando um diferencial a interatividade do jogo, característica essa vista como primordial para um jogo colaborativo, juntamente com a comunicação entre os jogadores. O desenvolvimento do jogo teve como inspiração e referencial, três jogos colaborativos e outros dois jogos comerciais: um clássico do console Super Nintendo e outro que requer a utilização do Kinect. Como ferramentas de auxílio à criação do jogo utilizou-se de heurísticas baseadas nas premissas de jogos colaborativos e características de jogos para Kinect. |