O desenvolvimento da tecnologia de redes permitiu o surgimento da internet uma extensa rede de redes de computadores interligadas, mas independentes, que em poucos anos, após a explosão da interface gráfica (www), multiplicou o volume de dados processados e transmitidos e transformou-se em uma rede especializada em comunicações.Muitas escolas e universidades utilizam a internet nas salas de aula para ajudar no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. A Informática na Educação auxilia os professores a organizarem seus conteúdos e orientarem as pesquisas de seus alunos de maneira sistemática, por meio de softwares modernos baseados muitas vezes em conceitos de teorias construtivistas.Neste contexto, o presente trabalho propõe a modelagem e prototipação de uma ferramenta computacional que gerencie projetos de aprendizagem via web, produzidos pelos alunos. A proposta é incentivar a interatividade e auxiliar o professor a orientar seus alunos no planejamento de seus projetos de aprendizagem. A ferramenta irá disponibilizar os conteúdos gerados para alunos, professores e comunidade em geral, de maneira organizada e de fácil acesso. Será criada uma base de conhecimento das experiências adquiridas nos projetos desenvolvidos.Entende-se que a ferramenta proposta irá ampliar as possibilidades de socializar as experiências desenvolvidas no ambiente escolar e/ou acadêmico, possibilitando a reflexão e compreensão dos conteúdos envolvidos para formar cidadãos de opiniões críticas, articuladas e conscientes. |