De acordo com os teóricos organizacionais, vivemos na era da informação. A gestão do conhecimento, além de promover a interação entre os usuários e uma governança sobre a informação da instituição, possibilita a criação de uma base para memória organizacional, a qual resulta em fator de competitividade. A tecnologia da informação (TI) pode auxiliar as instituições com a gerência do conhecimento, tendo como objetivo proporcionar acessibilidade as informações da empresa. Baseado na experiência obtida na empresa Santander Getnet, aonde foi utilizado ferramentas colaborativas como Blogs e Wikis, foi estudada as dificuldades e possíveis melhorias a serem realizadas neste ambiente. Desta forma, este trabalho consiste na estruturação de uma aplicação Web colaborativa, um Groupware, que permita externalizar as informações, de forma que sigam os processos organizacionais. Armazenando e mapeando a inteligência coletiva de forma integrada a uma aplicação de ECM, o Oracle WebCenter, possibilitando a institucionalização do conhecimento. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo realizar o levantamento bibliográfico para o entendimento do assunto abordado, juntamente a consolidação da ideia proposta através realização de pesquisas, sendo elas: o uso de ECM nas organizações, uso de ferramentas colaborativas com ECM e análise da proposta através da utilização na pelos colaboradores da empresa Santander Getnet. |