Fundamental nos momentos de tomada de decisão, o planejamento estratégico é
uma ferramenta que tem se mostrado cada vez mais importante para as empresas. Em meio
à competição e às diversas mudanças nos mercados, o planejamento estratégico
tem como objetivo reunir os gestores de determinadas áreas para que juntos possam pensar a curto, médio e/ou longo prazo antes de suas tomadas de decisão. Além disso, busca
avaliar os resultados obtidos, pesquisar cenários passados, atuais e futuros para que consigam alinhar estratégias, metas e definirem ações a serem tomadas. Dessa forma, através de tais ações é possível corrigir problemas e prospectar um futuro melhor, aliando o monitoramento constante dos resultados obtidos. Para isso, o presente estudo
busca a redefinição dos objetivos da empresa junto ao mercado através da elaboração de
um novo plano de posicionamento. A empresa acredita na necessidade de atualizar - se
para atender as expectativas do mercado atual. Para isso um planejamento estratégico será elaborado. O trabalho foi realizado em uma empresa de calçados localizada em uma cidade na região do vale do Rio dos Sinos, região metropolitana de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul.
|