Sabe-se que a moda no Brasil ainda é recente em comparação com a Europa. Devido a isto, muitos profissionais de moda brasileiros buscam expor o que significa a identidade de moda do país, atualmente mais focada nos maiores centros lançadores de tendências nacionais: Rio de Janeiro e São Paulo. Observa-se uma verticalização da moda para estes dois Estados, bem como Minas Gerais e, recentemente, alguns Estados do nordeste como o Ceará. Através do estudo da história da moda do Brasil e indústria têxtil, este trabalho busca identificar quais seriam os fatores que interferem no reconhecimento de moda feita no Rio Grande do Sul perante o mercado nacional. Para isto, será realizado estudo sobre os primórdios da indústria têxtil no Brasil, por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo envolvendo algumas empresas gaúchas e profissionais da área para o melhor entendimento sobre produto e mercado. Os resultados da pesquisa, entre outros, indicam que a utilização de materiais e processos locais podem inserir a moda gaúcha na identidade de moda brasileira. A aplicação destes resultados será feita através do desenvolvimento de uma coleção de moda utilizando o couro, matéria-prima típica do Rio Grande do Sul, e aplicando características que proporcionem melhor aceitação do produto no mercado nacional. |