Dispositivos computacionais móveis cada vez mais potentes e miniaturizados têm sido
utilizados em diversas áreas. Seguindo essa tendência, os wearable devices (dispositivos
vestíveis) desenvolvem-se e atuam em diversos nichos. Caracterizam-se como um
equipamento inteligente, dotado de sensores e/ou componentes de envio de sinais, em forma
de vestuário ou acessório, utilizado junto ao corpo do usuário. Dentre os domínios que se
beneficiam dessas ferramentas, observa-se a área relacionada aos esportes. A exigência por
alta performance dos atletas se torna uma constante nas mais diversas modalidades. Dentre os
fatores que estão interligados ao rendimento do esportista, encontra-se a sua própria saúde.
Poder visualizar os dados acerca desses fatores se torna importante, à medida que ações
podem ser tomadas com base nessas informações, porém, diversos dispositivos coletam e
disponibilizam apenas individualmente um conjunto de informações. Dessa forma, não
possibilitam uma visualização macro de grupos e equipes. Assim, este trabalho tem como
objetivo a construção de um protótipo de vestível para a captura dos dados do atleta através de
sensores. Em conjunto, um protótipo de sistema capaz de evidenciar informações, atendendo
demandas de esportes individuais e coletivos, configurando-se como uma plataforma
pertinente para avaliação dos parâmetros aferidos. Para isso, as metodologias de pesquisa
bibliográfica e pesquisa experimental são empregadas. No decorrer do trabalho serão
explorados os conteúdos bibliográficos já publicados acerca do tema, fornecendo
conhecimento teórico para o desenvolvimento da proposta e execução do experimento. A
construção do protótipo se deu utilizando sensores (Polar H7) e uma placa eletrônica
(Raspberry Pi Zero W) acomodados em torno do corpo dos voluntários durante a prática da
atividade física proposta. Posteriormente, visou-se a atuação e validação de profissionais da
área da saúde no aplicativo desenvolvido, acerca dos dados obtidos nos experimentos
realizados. Pretende-se, assim, possibilitar o monitoramento de atletas e/ou praticantes de
esportes, individuais e coletivos, utilizando tecnologias vestíveis inteligentes, em conjunto
com o aplicativo desenvolvido para smartphones Android. Para que assim, o aplicativo
demonstre as informações de forma eficiente, para que o praticante e os profissionais
envolvidos possam tomar decisões, a fim de que a saúde e o desempenho dos desportistas
possam ser aperfeiçoados ou mantidos. A partir do experimento realizado com a plataforma
proposta e os voluntários, conclui-se que a plataforma teve seu correto funcionamento,
capturando os dados, armazenando-os em nuvem e disponibilizando-os ao profissional de
saúde para sua validação através do aplicativo. |