As tecnologias são ferramentas que dinamizam e melhoram o ensino, utilizando-se de atividades inovadoras através de praticas criativas, porem as barreiras pedagógicas ainda fazem o professor ser apenas o repassador de conteúdo.
Hoje, as crianças desenvolvem-se manuseando tecnologia, fazendo com que tenham acesso ilimitado de informações. Dispositivos móveis podem tornar as aulas mais atraentes, estimulando a autonomia, curiosidade, criatividade e socialização entre os alunos. Os jogos já estão intrínsecos na sociedade, todos possuem algum jogo no celular, então, no que tange a educação, porque não possuir um aplicativo gamificado, ou seja, um aplicativo que ensine algo de maneira divertida e interativa?
O ensino de lógica é algo que deve ser considerado na educação básica, pois como Valesco (2009 apud SOUZA, 2013) ressalta que não há garantia que o ensino da lógica seja fator suficiente para estabelecer a autonomia de pensamento no aluno, mas pode contribuir para o pensar organizado e de forma encadeada e, consequentemente, auxiliar na familiarização de conceitos lógicos elementares, de forma a embasar uma postura crítica frente a argumentos.
Portanto, vislumbrou-se ai a possibilidade criar elementos que dessem suporte para o ensino da lógica e da história da computação, de forma integrada.
|