RESUMO
Com a modernização proporcionada pelos computadores, e a agilidade necessária para identificação dos sintomas, de modo a acelerar o tratamento dos pacientes, a utilização de bancos de dados de imagens médicas vem sendo adotada por cada vez mais hospitais e clínicas de diagnóstico. Os softwares utilizados para o armazenamento destas imagens médicas, são conhecidos como PACS (Picture Archiving and Communication System). Existem diversos softwares que desempenham esta função, e este trabalho tem como objetivo analisar alguns PACS open source utilizados atualmente, e desenvolver um instrumento de avaliação de modo a auxiliar os profissionais que necessitem utilizar esses softwares a escolherem o que melhor se adapta às suas necessidades.
No decorrer deste trabalho, serão comparados os PACS open-source: Osirix/Horos, Orthanc, Dicoogle, Conquest DICOM e dcm4che, com o objetivo de descrever o funcionamento e características presentes em cada um dos softwares. A metodologia utilizada foi a instalação dos softwares e a execução de um roteiro de uso. Foram analisados critérios específicos de uso, e gerais, tais como: instalação, armazenamento de arquivos, utilização do sistema, comunicação entre serviços, visualização de exames e possibilidades de customização.
A análise empírica do autor destaca um dos PACS como a melhor opção de visualização de exames. E outro como melhor software para ser utilizado como servidor, devido à sua API de comunicação WEB. Houveram problemas em analisar alguns dos softwares, devido à dificuldade de instalação e pouca documentação disponível.
Com essas informações, este trabalho poderá ser usado para consultas de empresas que necessitarem implementar um sistema de imagens médicas digitais em seu ambiente de trabalho, ou até mesmo para auxiliar estudantes da área da medicina que precisem de um PACS para uso individual. |